O Vedacit Vôlei Guarulhos largou na frente na disputa do título do Campeonato Paulista 2023. Na noite de terça-feira, o time comandado por Nery Tambeiro venceu o Suzano Vôlei por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 25/18, 31/33 e 28/26, no ginásio da Ponte Grande, e abriu 1 a 0 na série melhor de três da decisão. Os maiores pontuadores da partida foram o ponteiro Willian, do Guarulhos, e o oposto Guilherme Sabino, do Suzano, ambos com 22 pontos.
A partida no ginásio da Ponte Grande foi parelha nos primeiros pontos, mas logo Guarulhos abriu vantagem depois de uma sequência de erros do Suzano (8 a 5). Com Willian preciso no ataque (seis pontos na parcial), o time da casa se manteve à frente (13 a 10). Mas a equipe visitante acertou a mão no saque e não demorou para igualar o marcador (13 a 13). Apesar do equilíbrio, Suzano voltou a errar, e os donos da casa ampliaram a diferença (19 a 17). Guarulhos sustentou uma vantagem de dois pontos na parte final do set e fechou no bloqueio de Bertolini, que fez 25 a 22.
Certeiro nos saques, Guarulhos colocou três de frente no início do segundo set (7 a 4). Celestino, que até a última temporada defendeu Suzano, fez valer a lei do "ex" e comandou a pontuação dos donos da casa (10 a 6). A equipe suzanense não conseguiu igualar na intensidade e cometeu erros, que facilitaram a vida do rival, que seguiu levando a melhor no saque (14 a 8). Com ampla vantagem, Guarulhos não teve trabalho para garantir o 25 a 18 na bola de check de Babu.
A vantagem no jogo deu moral para o Guarulhos, que manteve o ritmo na terceira parcial. Maior pontuador da última Superliga, Franco fez valer o status e, ao lado de Willian, comandou o ataque dos donos da casa (5 a 2). Com o saque mais forçado e o bloqueio bem postado, Suzano igualou o placar (8 a 8). Principal pontuador do Suzano na semifinal, Guilherme Sabino, até então apagado em quadra, entrou no jogo explorando o corredor do adversário,e os visitantes assumiram a liderança do marcador (13 a 11). Guarulhos, porém, recuperou a intensidade em quadra e aproveitou os contra-ataques para retomar o comando do placar (19 a 18). Quando tudo se encaminhava para a vitória do Guarulhos, Guilherme Sabino anotou dois pontos e um ace Riad deram o setpoint para Suzano (25 a 24). A partir daí as equipes passaram a trocar pontos e se alternar na frente do marcador. Guarulhos chegou a ter sete match points, mas um ponto de saque de Yago e um ponto no contra-ataque de Sabino, Suzano venceu o set por 33 a 31 e ganhou sobrevida no duelo.
No quarto set, brilhou a estrela de Judson, do Suzano. Maior bloqueador da Superliga passada, o jogador, que também defende a seleção brasileira foi bem na sua passagem pelo saque e emendou dois aces que colocaram os visitantes em vantagem (10 a 8). No ritmo que ditou todo duelo a partir do terceiro set, os times trocaram pontos, mas Suzano seguiu à frente (17 a 15). Mesmo sem Franco, que sentiu um problema no joelho esquerdo, o Guarulhos buscou o empate. Após a inversão do 5x1, com as entradas de Everaldo e Lucaian, o time da casa empatou (22 a 22). Protagonistas do jogo, Sabino e Willian puxaram a pontuação de suas equipes na reta final. Depois de três match points, Guarulhos garantiu a vitória na bola de Lucaian, que fez 28 a 26.
Se vencer a segunda partida da série, na próxima sexta-feira, às 18h30min, na Arena Suzano, o Vedacit Vôlei Guarulhos garante o primeiro título estadual do clube fundado em 2019. Por outro lado, o Suzano Vôlei precisa da vitória para forçar o jogo 3, que se necessário acontecerá na próxima segunda-feira, às 21h, no ginásio da Ponte Grande.
foto: Mauro Horita
Nenhum comentário
Postar um comentário